#2 – Growth, Polêmicas e Marketing Pessoal

#02 raphael lassance - deep growth

“Exponha a sua opinião e use esse marketing em tempo real”

Raphael Lassance é fundador do Growth Team e conta como funcionam os processos dentro da empresa sem deixar a inovação de lado. Além de expor seu ponto de vista e nos contar sobre sua trajetória e diferentes experiências, ele também nos diz o caminho que seguiu para se tornar referência em growth no Brasil.

“Não dá mais para ficar fazendo planejamento de marketing de 1 ano, porque a gente não sabe o que vai acontecer amanhã”

“Tem muita ideia que você não teria se focasse apenas em um segmento”

“A maioria dos nossos jobs são muito mais corrigindo erro ou rumos que estavam errados para depois começar a testar em cima dos processos corretos”

Growth Team

Modelos de pensar/analisar para manter o nível de qualidade

  1. Entender o contexto estratégico e a situação atual da empresa (mais da metade das empresas estão no momento de aquisição de cliente).
  2. Entender quem é o cliente desse cliente (onde estão essas pessoas, quantas são essas pessoas e onde podemos falar com elas).
  3. Pesquisas de mercado para saber se o produto tem fit ou não.
  4. Experimentos.
  5. Saber pivotar as estratégias da empresa em vez de perseverar num caminho sem futuro.
  6. Mergulhar na operação para entender o momento estratégico.
  7. Ajustar toda a análise operacional antes de tomar qualquer decisão.
  8. O mapeamento estratégico é um “dever de casa” do cliente contendo informações básicas e avançadas.

Como criamos coisas diferentes

  • Estudo e pesquisa.
  • Experiência de projetos distintos em outros projetos.
  • “Criamos um repositório de mais de 3 mil táticas e isso ajuda muito a ter ideias do zero.”

Como que eu sei que cheguei na solução final?

Cada teste tem seu indicador. É preciso ver se ele consegue chegar na meta (ou próximo dela), em seguida apostamos ao máximo naquilo, mas continuamos com os experimentos em paralelo porque nunca sabemos quando aquele canal pode se esgotar.

O maior desafio

Alinhamento de expectativa. O cliente chega com a percepção falsa e errada de que algo mágico vai acontecer, mas sabemos que não é assim que a banda toca.

Eleição Presidencial

Modelos de pensar

  • Mesma forma de pensamento que usamos no mercado.
  • Lidar como se fosse um projeto de cliente.
  • Mapeamento do perfil do eleitor ideal (quantas pessoas fazem parte?)
  • Campanha para todas as redes sociais
  • Descobrir qual canal funciona melhor.

Desafio

Lidar com os volumes, porque a tecnologia não era tão avançada como hoje.

“Tudo o que fazíamos era muito complexo.”

Diferencial

  • Boca de urna virtual: mapeamento das urnas e regiões eleitorais
  • Campanhas segmentadas (“você que mora no bairro X e tá indo votar agora, pense direito e vote com consciência”)
  • Conhecer muito bem o eleitor
  • Não ter muita verba fez toda a diferença: “tudo o que fazíamos era muito mais eficiente e usávamos menos dinheiro”

Polêmica Nas Redes Sociais – Dicas Para Empreender

Raphael postou um texto no Facebook sobre o ponto de vista dele em relação ao brasileiro que “trabalha muito e produz pouco” e o excesso de feriados. O post acabou viralizando e ele aproveitou a oportunidade para alavancar o marketing pessoal.

“Passei a ser o empreendedor mais odiado entre as pessoas de carteira assinada.”

A relação entre o negócio e pessoa física para alavancar e gerar growth

Foi game changing e foi planejado. Tudo começou através de estudos sobre growth e o desenvolvimento de uma visão estratégica.

“Mudei meu posicionamento para ser referência nesse segmento e o plano funcionou super bem.”

Neil Patel e Noah Kagan se alavancaram como pessoas, construíram a audiência como pessoa física e depois trouxe produto para oferecer.

O que precisa ter para se tornar um bom profissional de growth

  • Perfil multidisciplinar.
  • Experiência.
  • Conhecimento de negócio.
  • Visão estratégica.
  • Visão técnica.

Dicas de Growth Hacking em E-commerce

  • Básico estrutural: performance, SEO on page, imagens leves, otimização etc.
  • Planejamento estratégico para começar do jeito correto
  • Performance
  • Definir budget de marketing

Maior fail do Growth Team

  • Tendência de complicar muito as coisas.
  • Ideias eram complexas de se executar.
  • Não conseguia implementar como planejado.

Dicas do Lassance

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