#1 – De 3 a 300 milhões de usuários e uma campanha presidencial

gina gotthilf - deep growth podcast

“Nós já tínhamos atingido 200 milhões de usuários sem gastar com anúncios e propaganda”.

Gina Gotthilf foi VP de Growth do Duolingo e conta como ela conseguiu gerar um crescimento de 3 milhões de usuários para 300 milhões aplicando o processo de gamification (gamificação).

Além de ter 15 anos de experiência, ter trabalhado na Tumblr e na campanha presidencial de Mike Bloomberg, ex-prefeito de Nova Iorque, Gina também conta tudo sobre sua trajetória, dando dicas de como alcançar seus objetivos profissionais. 

“Eu comecei a expandir meu networking e fez toda a diferença durante a minha carreira, tanto é que eu nunca me candidatei a nenhuma vaga de emprego. Todas as oportunidades que eu consegui foram através de ligação, indicação ou até mesmo através de conexões no LinkedIn”.

“A minha dica é: mesmo que você não tenha todas as qualificações requeridas, não espere, se joga e depois você se vira com o resto”.

A passagem de Gina Gotthilf pelo Duolingo

Fun, effective and free: o aplicativo foi criado para ser um jogo desde o começo e a parte “divertida” era fundamental. 

O Gamification foi levado muito a sério, porque perceberam o quanto dava engajamento e o quanto seria essencial para manter o público entretido, já que aprender línguas é um processo longo e difícil.

Forma de evolução do time: cada pessoa da equipe precisava jogar um jogo que estava entre os mais populares nas AppStores durante uma semana para depois apresentar um resumo das funcionalidades mais interessantes e viciantes, através disso pensavam em formas de como aplicar isso no Duolingo.

“Você precisa desconstruir os jogos, pegar os elementos mais viciantes e testar.”

Processo de aquisição: a empresa não gastou nem um centavo com anúncios ou propagandas e mesmo assim conseguiram atingir 200 milhões de usuários. A estratégia principal de crescimento era de relações públicas. O CEO Luis Von Ahn foi fundador do captcha e vendeu para o Google, isso acabou servindo como um “hook” como a Gina descreve.

Testes: Mais da metade dos testes que fizeram deram errado, mas um deles, apesar de não ser muito utilizado, acabou dando um excelente resultado. O “delayed sign up” permitia que o usuário navegasse pelo aplicativo sem precisar se cadastrar. Com o tempo liberavam 2-3 mensagens sugerindo a inscrição (soft wall) até aparecer a mensagem que obrigava o usuário a se cadastrar (hard wall), senão não poderia continuar usando o aplicativo.

Curiosidade: quando Gina aceitou assumir a posição de growth, ela não fazia ideia do que o termo significava e precisou pesquisar no google para entender do que se tratava, mas isso não a impediu de fazer dar certo.

Campanha Presidencial do Mike Bloomberg

Dinâmica: havia um relógio em cada parede com uma contagem regressiva para o próximo deadline. Lançavam pelo menos uma campanha nova por dia e tinham muitas pessoas no comando e poucas realmente colocando a mão na massa.

“Nós gastávamos mais de 1 milhão de dólares por dia, não existia limite de verba.”

Produto vs Eleições: a maior diferença entre vender um produto e uma eleição é o deadline, porque o processo de fazer a pessoa comprar um produto é algo mais direto, ela clica, fornece o cartão de crédito e realiza a compra. Já numa eleição, você tem que fazer com que a pessoa comece a concordar a fazer algo daqui 6 meses. 

Dicas de growth da Gina

• Para ter ideias, você precisa conversar com muita gente, fazer muita pesquisa e ler muito conteúdo;
• Algo que, apesar de tomar tempo, tem muita importância é fazer 1-on-1 com todos da equipe;
• Expandir o networking faz toda a diferença;
• Diga sim às oportunidades;
• Mesmo que não tenha todas as qualificações requeridas, não espere, se jogue e depois você se vira com o resto.

Recomendações

• Reforge
• The Hard Thing About Hard Things
• The Design Of Everyday Things
• How I Built This 

Onde encontrar Gina Gotthilf:

IG: https://www.instagram.com/gina/ 
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/ginafrombrazil/ 

Ouvir episódio sobre growth hacking com Gina Gotthilf: