#7 Aprendizados e desafios de criar o iFood e a DogHero

Entrevista com Eduardo Baer, do iFood e Dog Hero

“Percebemos que não tem a menor chance de alguém deixar o animal de estimação com um desconhecido, então arrumamos uma forma do anfitrião e o cliente se conhecerem.”

Eduardo Baer foi um dos fundadores do ifood e fez MBA em Stanford. Ele também é fundador da DogHero e nos conta como conseguiu conquistar a confiança dos clientes. Além disso, Eduardo explica como criar um MVP simples e destaca a importância da cultura organizacional na empresa.

“Nada é tão forte para evitar desintermediação quanto você ter um bom relacionamento com o seu provider e ele te olhar como alguém que está no mesmo time que ele.”

“Criar e manter uma cultura é muito difícil, exige planejamento e decisões difíceis. Nada fala mais forte do que aqueles que foram promovidos e os que foram demitidos.”

iFood

Como era o iFood:

  • Era como ubereats/rappi offline.
  • Havia um livro que servia como cardápio.

Mudança:

  • Poder atender um número maior de restaurantes.
  • Marketplace de pedidos online.
  • Entrega ficaria a cargo dos restaurantes.

Fatores mais importantes para o crescimento do iFood:

  • Conhecimento do mercado de delivery.
  • Contexto de disk cook.
  • Relacionamento com as principais marcas de delivery.

DogHero

MVP

  • Dúvidas frequentes: será que dá para conseguir anfitrião? Será que essas pessoas são confiáveis? Será que dá para atrair cliente?
  • Primeira parte: landing page para as pessoas se inscreverem como anfitrião.
  • Segunda parte: landing page para os clientes se inscreverem.
  • Resolução do Problema: “Percebemos que não tem a menor chance de alguém deixar o animal de estimação com um desconhecido, então arrumamos uma forma do anfitrião e o cliente se conhecerem.”

Decisão pelo mercado Pet

  • Ao voltar a morar no Brasil, Eduardo decidiu que gostaria de ter um cachorro e a primeira dúvida que veio foi: com quem vou deixá-lo quando eu não puder cuidar?
  • Os canis são ou muito caros, ou muito ruins.
  • Brasil é um dos países com mais animais de estimação.
  • A DogHero oferece todos os serviços que o pet precisa: dog walking, pet sitter e creche.

Principal alavanca de crescimento hoje:

  • 49% vem por indicação.
  • NPS alto.

Como descobrir essas alavancas:

  • SEO.
  • Facebook e Google.
  • Blog sobre pet.
  • Processo de saber o que funciona para o cliente.
  • Testar hooks diferentes.
  • Nutrição de lead.
  • Funil de conversão.

Desafios para chegar em soluções:

  • Não tem silver bullet.
  • Como lidar com desintermediação. 
  • Seguro para caso aconteça algo com o pet durante a hospedagem.

Algoritmo de busca: métricas de conversão e retenção dos anfitriões. Aqueles que recebem contato, fecham pela plataforma e retém o cliente mostram que estão prestando um bom serviço e não estão passando a perna no app.

Impactos da Pandemia

  • DogHero é muito relacionado ao lifestyle de pessoas muito ocupadas, que viajam muito e tem pouco tempo. 
  • Com as pessoas em casa, acabou causando um grande impacto.

Ação pouco intuitiva que gerou crescimento: Descadastramento de 25% da nossa base de anfitriões por conta do desengajamento.

Construção da cultura organizacional levada muito a sério: 

  • Ainda em Stanford, passou um tempo decidindo como seria a cultura da empresa.
  • Formalizaram tudo através de uma carta enviada aos investidores. 
  • “Uma vez por ano levamos o time para um lugar afastado e discutimos a cultura da organização, lemos a carta e vemos se queremos mudar algo.”
  • “Criar e manter uma cultura é muito difícil, exige planejamento e decisões difíceis. Nada fala mais forte do que aqueles que foram promovidos e os que foram demitidos.”

Dicas do Edu:

deep growth - ouvir na ola podcast

Ouvir entrevista com Eduardo Baer, da Dog Hero, no Deep Growth

Ouvir entrevista com Eduardo Baer, da Dog Hero, no Deep Growth

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