#5 – Growth aos olhos de um investidor-anjo

Entrevista com Amure Pinho, investidor-anjo, no podcast Deeep Growth

“Tração é a coisa mais mágica para o investidor-anjo, porque ele entende que o empreendedor encontrou o ofício do negócio.”

Afinal, o que os investidores buscam e como Growth se relaciona a isso? Amure Pinho é investidor-anjo do melhor tipo: aquele que é também empreendedor e já viveu na pele a construção de empresas. Ele é o atual presidente da ABStartups e jurado no Planeta Startup, um programa de televisão. Além disso, Amure nos conta como os investidores enxergam Growth, o que é realmente relevante para o crescimento de uma startup e como funciona sua forma de pensar e analisar negócios.

“Não invista em ideias ou em times, invista em produtos com validação de mercado.” 

“Problemas acontecem e precisamos estar preparados para isso. A sociedade é um casamento e assim descobrimos o melhor e o pior.”

Visão sobre Growth: investidor vs empreendedor

  • Como empreendedor, não sabia o que era Growth, apenas achava que sabia.
  • Como investidor, descobriu o poder que você tem no momento em que começa a construir uma máquina de experimento.

Blogo

Falha: visão de negócio compartilhada, parte era produto e parte era negócio. Faltou uma visão clara do objetivo.

Principal objetivo para startups: Encontrar o seu product market fit.

Situações que necessitam internacionalização:

  • Mercado principal composto por pessoas estrangeiras.
  • Puro SaaS.
  • “Quem quer ficar falando com todo mundo, acaba não falando com ninguém.”
  • Dificuldade: língua, cultura, facilidade para perder o foco.

“As pessoas tinham uma visão que o Blogo era muito grande, simplesmente por ser english first.”

Investimento

Quando o Growth é determinante?

  • Growth é fator determinante de investimentos.
  • O empreendedor que está crescendo consegue provar muitas coisas nesse processo.
  • O crescimento acontece quando o empreendedor acredita no resultado.

Onde não investir:

  • Startups que não entenderam qual é a Persona.
  • Startups que não entenderam como fazer a venda.

“Minha visão de Growth é que não importa se é retenção, aquisição, ativação. No final do dia eu estou preocupando em crescimento de receita.”

“Tração é a coisa mais mágica para o investidor anjo porque ele entende que o empreendedor encontrou o ofício do negócio.”

Quanto de crescimento uma startup precisa ter para chamar a atenção?

+15% por mês 

Mentalidade de growth:

  • Carinho pelas métricas.
  • Founders e times que tem um entendimento social, conhecer muito do mercado e entender o comportamento do consumidor.

Habilidade que os fundadores brasileiros têm mais carência:

  • Não entender que tem um grande objetivo: encontrar product market fit.
  • Acham que product market fit é quando se faz a primeira venda.

Qual a pergunta que os founders menos sabem responder?

  • Não sabem onde vão colocar o investimento.

Um bom empreendedor consegue investidor com a mínima habilidade de se comunicar.”

Maior probabilidade de sucesso na carreira: 

  • Ser importante em alguma startup que conseguiu crescer.
  • Aprender onde colocar o esforço.

Crise: Pandemia

“Estou de olho nas startups que deram um jeito de crescer nesse período”.

“Tolerância a queda, mas não tolerância a inércia. Tornar-se passivo é o pior caminho. Se for cair, caia atirando.”

Indústria Cannabis

Benefícios da indústria 

  • O ser humano precisa de válvulas de escape. 
  • Existem diversas formas de uso.
  • “Existe um Product Market Fit ‘make something people want’.”
  • Existem diversos segmentos nesse mercado de bilhões de dólares, com gigantes investidores. 
  • O Canadá inteiro está investindo nessa área.

“É um mercado muito virgem, é um oceano azul e qualquer coisa boa que se faz, chamará atenção das pessoas.”

Diferenças de desafios de Growth Brasil com EUA ou Canadá

  • Quando for liberado será mais restrito.
  • Propaganda seria proibido e teriam que disfarçar vendendo focando como “ervas” e eufemismos.
  •  Veremos um mercado muito regulado, mas suficiente.
  • O Growth será relacionado à experiência, geração de empatia com o consumidor ao invés de aquisição de marketing em massa.

“O mercado da Cannabis é focado em Produto e experiência dos usuário.”

Como enxergar as coisas como um empreendedor

  • Procurar por uma abertura de experiências e imersão de informações que te tirem da premissa limitante da educação.
  • “Tendemos a querer achar um culpado, mas os culpados somos nós.” 
  • É preciso acordar para a realidade.

Sistema Educacional

  • Método lean startup: abrir espaço para modificações menores, encaixando educações diferentes. 
  • Mais matemática que auxiliasse problemas de tecnologia e lógica, mais empreendedorismo nas escolas.
  • “O mundo muda e devemos ter espaço para o desenvolvimento nas escolas.”

Falhas e aprendizados:

Empreendedor: 

  • Uso de dinheiro pessoal para investir no Blogo.
  • Falta de teste de coisas diferentes. 

Investidor: 

  • Investir sem buscar validação de mercado. 
  • “Não invista em idéias ou em times, invista em produtos com validação de merdado.” 
  • “Perdi 400 mil reais investindo em 10 startups erradas.”

Falhas mais comuns entre as startups:

  • O empreendedor não ter dimensão do que o negócio dele pode se tornar. 
  • Dividir Equity de forma igual.
  • Acreditar que tudo vai dar certo.

Dicas do Amure:

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