“O ser humano é focado em resolver problemas, mas devemos tentar entender melhor a causa deles.”
Joca Torres é um dos maiores especialistas em Produto do Brasil, ele tem mais de 30 anos de experiência na área e é formado em engenharia da computação pelo ITA, com especialização no MIT. Além disso, Joca é uma das poucas pessoas que realmente entende como Produto é uma peça fundamental para o crescimento das empresas e escreveu um livro sobre gestão de software.
“É preciso colocar o Produto na frente do cliente o quanto antes, pois este é o momento da verdade e onde mais aprendemos.”
“Em um Produto novo, por mais experiência que você tenha, é sempre novo.”
Artigo – Linkedin
“Não é incomum ver que o planejamento que equipes de desenvolvimento de Produto fazem na virada do ano e até mesmo o planejamento da empresa inteira é só uma lista de projetos”
Exemplo prático:
- GymPass Wellness: O objetivo é tentar avaliar. Apenas 10% a 20% dos funcionários dos clientes se tornaram consumidores. E os outros 80%? Será que não estão preocupados com saúde e bem estar? Será que não querem ficar saudáveis? Como que a gente faz pra encontrar alguma coisa que faça sentido conectado com o propósito da empresa? A partir daí surgiu o GymPass.
- Pesquisa com o usuário para saber que outros serviços poderíamos oferecer (apps de workouts e nutrição e meditação).
- Parceiros para oferecer essa base de usuários.
- O que precisamos encontrar para ajudar nossos usuários a serem mais saudáveis?
- Objetivo: ampliação do uso da base potencial de empresas que se tem como clientes.
“O growth está cada vez mais dependente da tecnologia, precisa ter tecnologia, engenharia e Produto.”
Como funciona o Growth na Gympass:
Há uma área dentro de produto chamada martec, uma squad que cuida de toda a parte de tecnologia voltada a marketing.
Os 4 Ps
- Os 4 ps se complementam e trabalham juntos numa fase de concepção do grupo.
- O papel do Product Marketing é essencial para o Growth de uso e aderência que se coloca dentro do Produto.
- Estar junto à concepção.
- Entender o problema que está sendo resolvido.
- Enxergar a questão de precificação, promoção e praça.
Product Led Growth – ContaAzul
- Entender o cliente e suas dores.
- Produto resolve uma dor real do cliente.
- “Entender o segmento que atendíamos bem e o que não atendíamos bem.”
- Como o cliente está usando o produto no dia a dia.
- Framework dos 10 minutos (observar o cliente 10 minutos antes de utilizar seu produto, 10 minutos usando o seu produto e 10 minutos depois de utilizar o seu produto. É possível descobrir oportunidades incríveis de melhoria em seu produto).
Foco em Product Led Growth
- Ajudaria a conhecer o ciclo de venda do negócio, desenho de Produto e toda a interação com o cliente.
- No Gympass, há um time focado em como criar um Produto que necessite de mínima interação humana, facilitando pequenos CEOs a contratarem o serviço.
Gympass
Produto
- A empresa quando estava com 800 funcionários pelo mundo, eram 32 pessoas em áreas como Produto, Engenharia e UX.
- Era necessário fazer os times de Produto e Engenharia evoluírem como a área comercial.
- Mindset de Produto numa empresa focada em vendas.
- Implementação do conceito de MVP e lançamento do Produto aos poucos, em versões, sem estar pronto.
- Metodologia do Alfa, Beta e Live para ter um feedback o quanto antes.
Problem Mindset X Solution Mindset
- Desconstrução do conceito de sempre chegar com soluções e tentar entender o problema a fundo antes de solucionarmos. Um “Discovery interno.”
- “O ser humano é focado em resolver problemas, mas devemos tentar entender melhor a causa deles.”
- Existem aspectos psicológicos da solução de problemas de maneira complexa.
Modelos mentais:
“Tento chegar o mais ignorante possível, ou seja, perguntando o máximo possível.”
“Em um Produto novo, por mais experiência que você tenha, é sempre novo.”
“Procuro me posicionar na ignorância mais plena para conseguir absorver o máximo de informação possível.”
“Sempre gostei de estudar e fazer questionamentos.”
Estudos em paralelo que complementam a visão:
- Assistir ficção.
- Ler sobre comportamento humano.
- A coragem de não agradar.
“Aceitei o desafio de tocar essa unidade completa de negócios (Gympass Wellness), indo além de engenharia e UX para marketing, vendas, operações, suporte e muito mais, me tirando bastante da zona de conforto.”
Um fracasso marcante:
ContaCal, contador de calorias:
- Falta de priorização
- Tocando o projeto em paralelo: não cresceu.
- Acabou falhando pelo fato de nunca ter dedicado 100% do tempo ao projeto.
Erros mais comuns e como acelerar o processo de aprendizado em Produto:
“Falta de velocidade. Não se pode demorar muito em hipóteses e pesquisas.”
“É preciso colocar o Produto na frente do cliente o quanto antes, pois este é o momento da verdade e onde mais aprendemos.”
“Enquanto não houver feedback, estamos no caminho errado.”
Dicas do Joca:
- Inspired (Marty Cagan)
- Gestão de produtos de software.
- Cursos PM3.
- Conceito de plataformas como visão de produto (curso do MIT).
- Artigo The Business of Platforms.
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