#4 – Produto como máquina de crescimento

Podcast Deep Growth com entrevista do Joca Torres

“O ser humano é focado em resolver problemas, mas devemos tentar entender melhor a causa deles.”

Joca Torres é um dos maiores especialistas em Produto do Brasil, ele tem mais de 30 anos de experiência na área e é formado em engenharia da computação pelo ITA, com especialização no MIT. Além disso, Joca é uma das poucas pessoas que realmente entende como Produto é uma peça fundamental para o crescimento das empresas e escreveu um livro sobre gestão de software.

“É preciso colocar o Produto na frente do cliente o quanto antes, pois este é o momento da verdade e onde mais aprendemos.” 

“Em um Produto novo, por mais experiência que você tenha, é sempre novo.”

Artigo – Linkedin

“Não é incomum ver que o planejamento que equipes de desenvolvimento de Produto fazem na virada do ano e até mesmo o planejamento da empresa inteira é só uma lista de projetos”

Exemplo prático:

  • GymPass Wellness: O objetivo é tentar avaliar. Apenas 10% a 20% dos funcionários dos clientes se tornaram consumidores. E os outros 80%? Será que não estão preocupados com saúde e bem estar? Será que não querem ficar saudáveis? Como que a gente faz pra encontrar alguma coisa que faça sentido conectado com o propósito da empresa? A partir daí surgiu o GymPass.
  • Pesquisa com o usuário para saber que outros serviços poderíamos oferecer (apps de workouts e nutrição e meditação).
  • Parceiros para oferecer essa base de usuários.
  • O que precisamos encontrar para ajudar nossos usuários a serem mais saudáveis?
  • Objetivo: ampliação do uso da base potencial de empresas que se tem como clientes.

O growth está cada vez mais dependente da tecnologia, precisa ter tecnologia, engenharia e Produto.”

Como funciona o Growth na Gympass:

Há uma área dentro de produto chamada martec, uma squad que cuida de toda a parte de tecnologia voltada a marketing.

Os 4 Ps

  • Os 4 ps se complementam e trabalham juntos numa fase de concepção do grupo.
  • O papel do Product Marketing é essencial para o Growth de uso e aderência que se coloca dentro do Produto.
  • Estar junto à concepção.
  • Entender o problema que está sendo resolvido.
  • Enxergar a questão de precificação, promoção e praça.

Product Led Growth – ContaAzul

  • Entender o cliente e suas dores.
  • Produto resolve uma dor real do cliente.
  • “Entender o segmento que atendíamos bem e o que não atendíamos bem.”
  • Como o cliente está usando o produto no dia a dia.
  • Framework dos 10 minutos (observar o cliente 10 minutos antes de utilizar seu produto, 10 minutos usando o seu produto e 10 minutos depois de utilizar o seu produto. É possível descobrir oportunidades incríveis de melhoria em seu produto).

Foco em Product Led Growth

  • Ajudaria a conhecer o ciclo de venda do negócio, desenho de Produto e toda a interação com o cliente.
  • No Gympass, há um time focado em como criar um Produto que necessite de mínima interação humana, facilitando pequenos CEOs a contratarem o serviço.

Gympass

Produto

  • A empresa quando estava com 800 funcionários pelo mundo, eram 32 pessoas em áreas como Produto, Engenharia e UX. 
  • Era necessário fazer os times de Produto e Engenharia evoluírem como a área comercial. 
  • Mindset de Produto numa empresa focada em vendas.
  • Implementação do conceito de MVP e lançamento do Produto aos poucos, em versões, sem estar pronto. 
  • Metodologia do Alfa, Beta e Live para ter um feedback o quanto antes.

Problem Mindset X Solution Mindset

  • Desconstrução do conceito de sempre chegar com soluções e tentar entender o problema a fundo antes de solucionarmos. Um “Discovery interno.”
  • “O ser humano é focado em resolver problemas, mas devemos tentar entender melhor a causa deles.”
  • Existem aspectos psicológicos da solução de problemas de maneira complexa.

Modelos mentais:

“Tento chegar o mais ignorante possível, ou seja, perguntando o máximo possível.” 

“Em um Produto novo, por mais experiência que você tenha, é sempre novo.”

“Procuro me posicionar na ignorância mais plena para conseguir absorver o máximo de informação possível.” 

“Sempre gostei de estudar e fazer questionamentos.”

Estudos em paralelo que complementam a visão:

“Aceitei o desafio de tocar essa unidade completa de negócios (Gympass Wellness), indo além de engenharia e UX para marketing, vendas, operações, suporte e muito mais, me tirando bastante da zona de conforto.”

Um fracasso marcante:

ContaCal, contador de calorias: 

  • Falta de priorização
  • Tocando o projeto em paralelo: não cresceu. 
  • Acabou falhando pelo fato de nunca ter dedicado 100% do tempo ao projeto.

Erros mais comuns e como acelerar o processo de aprendizado em Produto:

“Falta de velocidade. Não se pode demorar muito em hipóteses e pesquisas.”

“É preciso colocar o Produto na frente do cliente o quanto antes, pois este é o momento da verdade e onde mais aprendemos.” 

“Enquanto não houver feedback, estamos no caminho errado.”

Dicas do Joca:


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